Cirurgia de lifting facial
Existe uma denominação genérica para todo tratamento cirúrgico que diz respeito á aparência. Essa denominação é cirurgia plástico. A cirurgia plástica tem evoluído muito, contudo. Perdido em parte o seu nome, inclusive. Hoje, existe uma forma mais clara e exata de falar disso, que é a chamada cirurgia de facial. Lifting, no caso, é recolocar no lugar, em inglês. Ou seja, reposicionar ou reerguer algo (no caso, aspectos da aparência) no lugar de antes, sem que isso venha a comprometer qualquer função.
A cirurgia de lifting pode ocorrer em quase toda parte do corpo, afetando as costas, os braços, o pescoço e os glúteos (nádegas). E - o que nos interessa aqui - o rosto, chamando-se de cirurgia de lifting facial. O lifting facial, no caso, não se refere apenas a posicionar injeções de ácidos específicos em lugares especialmente requeridos, mas a tratar o rosto com métodos que levantam realmente os trechos caídos, permitindo alcançar aparência bastante próxima da original.
Em que consiste a cirurgia de lifting facial, em termos mais técnicos?
Lifting facial pode também ser chamada de ritidoplastia, e é uma das cirurgias mais realizadas no país. Com ela, são tratadas a flacidez da pele e estruturas mais profundas do rosto, recuperando-as e trazendo-as ao seu lugar original. Essa cirurgia tem diversas fases, e tipos, indo desde o minilifting, passando por um lifting chamado temporal, outro fontal e outro cervicofacial. Todos esses tipos têm ênfases diferenciadas e propriedades específicas.
- O lifting facial, genericamente falando, consiste numa incisão que vai desde o cabelo, contornando-o e chegando até sua base;
- O minilifting é mais leve, deixando menos cicatrizes;
- O temporal levanta região temporal, reposicionando o supercílio, alcançando aparência mais jovial;
- O cervicofacial trata parte da face e do pescoço.
A cirurgia de lifting facial varia muito de preço?
Sim, muito, em função dos tipos que abrange e dos sistemas de que faz uso. A cirurgia de lifting facial é uma especialidade, além disso, e os profissionais variam muito de formação e qualidade. Note que ela é uma cirurgia bastante complexa, que não se restringe a aspectos superficiais fáceis de lidar, como bigode chinês, por exemplo. Há cortes, incisões, retirada de parte da pele e de gordura, assim como inserção de gordura, que tende a cair com o passar da idade.