Cirurgia plástica facial
Todo mundo envelhece e passa a incorporar rugas ao seu dia a dia, assimilar flacidez, assim como apresentar queda bastante aparente de trechos do rosto. Esses eventos são bastante comuns e tão comuns quanto eles são as tentativas de reduzi-los, e de permitir uma recuperação da imagem por meio de cirurgia plástica. Esses esforços se chamam também de cirurgias de lifting facial, lifting significando levantamento ou reerguimento. Com procedimentos de cirurgia plástica facial, a face assume uma aparência mais jovem, com utilização de recursos de pouca duração, como injeções para bigode chinês, por exemplo, mas sem se limitar a eles.
São diversos os tipos de cirurgia plástica facial. Vão desde procedimentos limitados, como minilifting, a outros na região frontal, cervicofacial e temporal, e a procedimentos completos, usando todos esses procedimentos, para o rosto todo. Esses procedimentos são desenvolvidos por especialistas reconhecidos por Sociedades de Cirurgiões Plásticos, e usam diversas técnicas, normalmente reposicionando trechos do rosto, retirando gordura e aplicando materiais que são assimilados pelo organismo e que melhoram em muito a aparência de locais em que a idade causou efeitos como rugas, flacidez e quedas de pele.
Cuidados ao fazer uma cirurgia plástica facial
Não vale a pena escolher qualquer profissional para procedimentos faciais. Certo que todos nós conhecemos profissionais que se dizem experts em determinados assuntos. Mas em termos de cirurgia plástica ainda ocorrem casos de maus procedimentos, inclusive apenas com bigode chinês, e por isso é bom consultar referências e pacientes anteriores do cirurgião plástico facial que você estiver querendo contratar.
- A cirurgia é indicada para pacientes com envelhecimento exagerado;
- Não são indicadas cirurgias em pacientes muito velhos;
- O mesmo ocorre com pacientes muito jovens;
- A cirurgia exige que o paciente esteja em boas condições de saúde;
- Não deve fazer a cirurgia quem não tem uma noção psicológica real da aparência (não exagerada).
Como são as fases da cirurgia? É muito cara?
A cirurgia plástica facial tem pré, durante e pós-operatório. São feitas diversas operações de exame, antes da cirurgia, inclusive retirada de pequenas amostras do rosto, para análise. A operação consiste, de forma muito geral, em cortes em que a pele passa a ser reposicionada, com tratamento eventual de questões mais estruturais no rosto. Suturas ou adesivos de pele são usados no fechamento de eventuais cortes. A incisão do lifting acaba ficando geralmente bem escondida. O pós-operatório requer repouso, com poucos exercícios físicos.