Preenchimento facial definitivo: conheça o PMMA
Muitas pessoas procurem por procedimentos estéticos visando melhorias na aparência ou melhor, nas rugas, sinais e linhas de expressão. Para isso, existem diversas substâncias que podem ser injetadas no paciente, naturais ou sintéticas, conhecidas como definitiva. Com isso, trouxemos as principais dicas sobre o PMMA, substância definitiva usada no preenchimento facial. Confira!
O que é PMMA?
PMMA significa polimetilmetacrilato e consiste em um material que preenche volumes do tecido, frequentemente usado em preenchimento facial definitivo que alteram algumas formas do corpo, chamado por alguns especialistas de bio plastia. Seu material é uma espécie de plástico apresentado em microesferas.
O uso da substância merece ressalvas. Ele não é indicado para preenchimentos corporais e faciais, e o ideal é que seu uso seja feito em pequenas quantidades, devido à baixa qualidade de alguns de seus produtos no mercado. O uso só deve ocorrer com a prescrição de um especialista. É válido lembrar que o preenchimento facial definitivo com PMMA pode causar complicações, como a formação de nódulos, enrijecimento da região, infecção, dor crônica, rejeição do organismo e até mesmo necrose do tecido. Por isso, fique atento!
Como o PMMA é utilizado
A substância é aplicada por meio de microcânulas, semelhantes a uma agulha sem ponta. A técnica insere o PMMA (polimetilmetacrilato). Esse procedimento deve ser feito no hospital por ser um procedimento ambulatorial. Além disso, é importante verificar a qualidade do PMMA, pois muitos são vendidos por um preço mais barato e, consequentemente, não garantem qualidade ao paciente, podendo ocasionar em complicações graves.
Riscos do PMMA
Ele é injetado em forma de microesferas, e deve ser purificado para que os diâmetros das esferas excedam 50 micras (0,05 mm). Esferas muito pequenas causam complicações, como reação inflamatória e alergias, pois são atacada e absorvidas pelas células do sistema imunológico.
É válido ressaltar que independente da quantidade aplicada, ao fazer preenchimento facial definitivo com a substância, podem ocorrer reações como:
- inflamações crônicas;
- dores crônicas;
- infecções;
- formação de nódulos;
- enrijecimento da região;
- rejeição do organismo;
- necrose do tecido.
Quando aplicado em grandes volumes o risco é maior ainda, pois o PMMA pode se espalhar para outras regiões do corpo. Ainda existe o aspecto de que o produto é injetado em camadas profundas da pele e a remoção total é muito difícil e complicada, o que o torna um implante definitivo.
Agora que você já conhece mais sobre preenchimento facial definitivo, fique ligado! Procure um especialista e pense bem antes de optar pelo PMMA, uma vez que a reversão total do produto é praticamente impossível. Além disso, o especialista deve ser de segurança pois o procedimento em si já é minucioso e delicado.